quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Império Árabe. Grupo 7: Amanda Nascimento; Bruna Lisboa; Helena Barbosa; Hélio Serafim; Matheus Balieiro; Thais Lobo.‏


IMPÉRIO ÁRABE:
O império árabe se iniciou em 630 com todas as tribos da Arábia por meio da religião islâmica e da linguagem árabe.
Na Arábia Pré Islâmica, os povos nômades moravam longe das tribos de diferentes etnias, sem grupo político. Cada grupo tinha seu próprio deus e sua religião, fazendo grandes viagens ao templo de Caaba, em Meca. Nomeada como cidade religiosa da Arábia Central desde o século VI.
 Além de ter cultos de diversas religiões, Meca é um importante ‘ centro de comercio’ atraindo empresários da Índia, da África Oriental e do Extremo Oriente. Em torno de 610, Maomé (570-6329), influenciado pelo judaico-cristão e pelas religiões pré-islâmicas, prega uma nova religião, o Islamismo. Perseguido em Meca, muda para Medina em 622. Esse ocorrido tem o nome de Hegira. Voltando para Meca, em 632, a Arábia já possuía unidade política.
Abu Beker (573-634), assessor de Maomé, começou a expansão árabe em 634, com a guerra santa (Jihad), que combateu em nome da difusão do islamismo e fortalece o mundo árabe, fazendo dele um verdadeiro Estado.
Na Síria seu sucessor Omar (586-644), conquistou o Egito e a Mesopotâmia. O estado virou um império teocrático militar, em que o rei é o político, religioso e do exercito. Teve seu período de crise, com a formação de vários cultos religiosos. Um novo grupo chamado Omiada, conquistou o poder em 660.
Moavia Omiada, chefe da Síria mudou a capital do império Medina para Damasco e instruiu o principio hereditário dos califas(sucessor de Maomé). No período dos Omiadas conquistaram o norte da África, Península Ibérica e a Sicilia. Uma conspiração interna, em 750 sai do poder o ultimo rei Omiada, tendo inicio a Dinastia Abássida. Bagdá vira um grande império.
Com o surgimento de estados independentes, Emirado de Cordova criado em 756, pelo Omiada Abder Raman em terra Espanhola, teve a desintegração do império.

A partia do século VIII, tribos turcas se juntam com o exercito Árabe. Islamizados no século X, os Turco tornaram se os homens fortes do império, tendo poder do trono do Abássida em 1058. O rei recebe o titulo de sultão. Mais a guerra entra os sunitas e os xiitas, seitas religiosas do Império provoca sua derrota.

Em 1258, Os mongóis dominaram Bagdá, colocando fim ao Império Árabe.


REGIAO MULÇUMANA NO IMPERIO ÁRABE:

Com a morte do profeta seu sogro, Abibeker se proclama Califa, sendo sucessor e governador, misto de chefe político e religioso tendo a missão de preparar os árabes para a conquista da terra. Foi sucedido pelo califa Omar.
Durante seu governo de onze anos, iniciou-se a expansão muçulmana, onde os guerreiros do Islã Atacaram a Pérsia e o Império Bizantino, que já estavam Debilitados por lutas internas, Pouco tempo depois, o Soldados militares foram atingido pelos muçulmanos conseguiram dominar grande território e controlar o comercio do mediterrâneo.

- Após Dez anos de luta, a Pérsia de rende
- O império Bizantino perde a Síria para os Árabes
- No Egito Alexandria resistiu ao eixo árabe durante dois anos e logo após foi incendiada com sua famosa biblioteca .
- Os mulçumanos construíram uma nova capital Caice; seus guerreiros conquistaram o norte da áfrica, Líbia e Trípoli, Chegando ate a cidade Cartago.
- Maomé prega para seus seguidores com a morte de Omar, o califa Ali continuou conquistando territórios, e com pouco tempo surgiram às primeiras disputas internas pelo poder formando uma guerra civil. A partir desse momento duas dinastias governaram o império muçulmano a dinastia Omeiadas, fundada pelo Califa Muhawaieja, e a dinastia dos Abássidas, fundada pelos desordeiros De Abas, Tio de Maomé.

Países que estão no império Árabe:

- Arábia Saudita
- Omã
- Bahrein
- Palestina
- Comoras
- Qatar
- Egito
- Síria
- Emirados Árabes unidos
- Somália
- Iraque
- Sudão
- Jordânia
- Tunéria
- Kuwait
- Jibati
- Ifibano
- Marrocos
- Mauritania


Expansão do império arabe no ano de 715



Mapa Antigo


Mapa Atual


Pirâmide Árabe- poderes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário