China
Com aproximadamente 9,6 milhões de quilômetros quadrados, a República Popular da China é o terceiro ou quarto maior país do mundo em área total e o segundo maior em área terrestre.
A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais antigas e avançadas do mundo antigo com existência contínua. A civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale do rio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso. O território da China possui uma grande variedade de paisagens. No leste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, enquanto que nas bordas do planalto da Mongólia Interior, no norte, campos podem ser vistos. O sul da China é dominado por colinas e cordilheiras baixas. No centro-leste estão os deltas dos dois maiores rios chineses, o Rio Amarelo e o Rio Yangtzé
O governo da China tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com restrições em diversas áreas, em especial no que se refere às liberdades de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de alguns obstáculos ao livre uso da internet.
Seu produto interno bruto (PIB nominal) é estimado em US$ 7,3 trilhões, a China é a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos, com a média do crescimento do PIB em 10% por ano.
IMPERIALISMO NA CHINA
Nos séculos XV e XVI, os governantes Ming isolaram a China do resto do mundo. Em 1644, os Manchus - um povo nômade do norte do país - depuseram os governantes Ming e estabeleceram a Dinastia Ching. Os manchus tentaram manter a China isolada, mas o poder e interesse alheios em relação a seu país tornaram essa tarefa impossível.
A Guerra do Ópio
Em 1839, o governo chinês iniciou uma campanha contra o uso do ópio, prendendo e executando muitos traficantes do narcótico. Contudo, o contrabando continuava a aumentar no país. Cientes de que os britânicos escondiam a droga em seus depósitos, o imperador enviou soldados a Guangzhou. Os soldados aprisionaram comerciantes britânicos e oficiais do governo em seus próprios depósitos e confiscaram o ópio.
Os britânicos consideram esses atos como um insulto a sua nação. Eles também viam no conflito uma oportunidade de combater as restrições chinesas ao comércio exterior. Os britânicos retaliaram contra o governo chinês, dando início a Guerra do ópio. As forças chinesas, mal-organizadas e munidas de armas antiquadas, perderam várias batalhas para o moderno exército e marinha britânica. Finalmente, após três anos de guerra, a China se rendeu e cedeu às exigências da Grã-Bretanha.
Japão
O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste da Ásia, Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, o seu litoral marítimo é aproximadamente quatro vezes maior que o brasileiro.
Entre 70% e 80% do país é coberto por florestas e de relevo montanhoso com muitos vulcões.
Pesquisas arqueológicas indicam que humanos já viviam nas ilhas japonesas no período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com uma breve aparição em textos históricos chineses do século I d.C. A influência do resto do mundo seguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. Desde a sua constituição em 1947, o Japão se manteve como uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta.
E com seu produto interno bruto (PIB) de 5,8 trilhões de dólares, o Japão é a terceira economia mundial. Tendo Tóquio a maior área metropolitana do mundo.
Hoje o Japão é um dos líderes mundiais no desenvolvimento de novas tecnologias amigas do ambiente, com uma população média de 127,4 milhões, tendo a 10º maior população do mundo, toda composta por japoneses, sendo as minorias ainus, um povo indígena nativo do país, e os estrangeiros.
O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é muito limitado. A Constituição o define como "símbolo do Estado e da unidade do povo", e ele não possui poderes relacionados ao governo.
A história desta nação produziu uma cultura que mescla a tradição chinesa e as formas ocidentais desde sua arquitetura à sua gastronomia. O Japão sofreu influência direta da China, em um processo iniciado há cerca de 1 500 anos.
A cultura popular japonesa também ficou conhecida a partir dos mangás e dos animes, os mangás surgiram com a união entre a pintura tradicional sobre madeira e a arte Ocidental, as animações e os filmes influenciados pelos mangás são chamados anime. E tendo uma tecnologia avançada os consoles feitos no Japão prosperaram desde os anos 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário