quinta-feira, 8 de novembro de 2012

GRUPO 1 / Integrantes: Bruna Azevedo, Karina de Oliveira, Vitor Silva, Barbára Casaburi, Gustavo Ferrandi, Beatriz Alessandra / Tema: Império Romano


Império Romano
Origem
O período do Império começou em 27 a.C. O Império surgiu como consequência do esforço da defesa da cidade em relação às outras cidades vizinhas, e da expansão crescente de Roma durante os séculos III e II a.C. Durante esse período a população sob o domínio de Roma foi de 4 milhões para 60 milhões de pessoas.
Império se estabeleceu de fato em Roma quando Caio Otávio retornou do Egito com seu numeroso exército. O Senado concedeu-lhe vários títulos que legalizaram seu poder absoluto: Augusto (titulo até então atribuído aos deuses).
Augusto reorganizou as províncias, dividindo-as em imperiais (militares) e senatoriais (civis). Indicava os governadores e os controlava através de inspeções diretas e relatórios anuais feitos pelos sucessores dos mesmos. Criou o sistema estatal de cobrança de impostos, acabando com a concessão da arrecadação a particulares (publicanos).
Com a expansão do Império, os romanos impuseram a sua cultura -- língua, hábitos, valores – a todos os povos conquistados. E esse foi um dos fatores decisivos da hegemonia política e cultural que garantiu a implantação do latim falado como língua geral.
Conquistas Romanas
Roma foi quase sempre muito bem sucedida, desde as suas primeiras conquistas na Península Itálica até ás suas lutas finais com os Bárbaros.
Roma fez conquistas em grande parte da Europa Ocidental, do Norte de África e uma pequena parte da Ásia. As conquistas Romanas deram-se em grande parte devido à sua ciência militar, mas também devido à sua organização e empenho militar.
Alguns dos grandes líderes militares de Roma foram: Júlio César; Lúcio Cornélio Sula; Caio Máio; Pompeu, o Grande; Cipião; Quintos Fabius e Maximus Verrucosus.
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império, As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império enriqueceu e a vida dos romanos mudou.


Latim & Influência Cultural
Com o tempo, Roma foi crescendo e, à medida que conquistava novos povos, impunha o latim como meio de comunicação obrigatória, transformando-o assim em língua oficial por toda a extensão do longo Império Romano.
Além disso, os romanos difundiam seus hábitos, seus valores espirituais, imprimindo feições latinas às culturas dos povos conquistados, que, desse modo, iam romanizando.
No entanto, o latim levado a essas regiões era o popular (vulgar), uma língua em constante evolução, dinâmica, falada por soldados e pessoas que provinha de vários lugares, o que tornava diferente da língua falada na cidade de Roma.
Além disso, os povos conquistados pelos romanos já possuíam uma língua e, ao serem obrigados a empregar o latim, modificavam bastante a pronúncia, incorporavam ao vocabulário latino palavras suas, resultando disso uma língua, desenvolvida com o tempo, que não era exatamente o latim.
Como as conquistas romanas ocorreram em épocas diferentes e como os povos dominados possuíam línguas próprias, as transformações do latim nas várias regiões a que foi levado resultaram em línguas diferentes, embora guardando entre si semelhanças que atestam sua origem comum.
A língua falada pelos conquistadores — o latim — dominou quase toda região. Podemos reconhecer duas modalidades de latim: o latim clássico, gramatica lizado, usado pelas pessoas cultas, era falado e escrito; o latim vulgar, usado pelo povo, era apenas falado. A língua falada nas regiões romanizadas era o latim vulgar, e dele originou a língua portuguesa.
A cultura romana influencia e influenciou a nossa em vários aspectos. A começar do nosso Direito. As nossas leis, são derivadas do Direito Romano.
Mas foi também através da literatura que Cícero, poeta e o maior orador romano; Virgílio, autor de Eneida; Tito Lívio, autor de História de Roma; e Ovídio, autor de Arte de amar;
- Arquitetura; grandiosidade de suas obras: aquedutos, estradas e muralhas.
- Religião Politeísta: inspirada na religião grega.
- Os legados Romanos para o Ocidente: Direito, Cristianismo e a Língua Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário